Resolvendo o problema de comunicação do nodeMCU

Nos últimos dias, algumas pessoas me procuraram com um problema com o nodeMCU, onde depois do flash da versão 0.9.6, o ESP não conectava mais no ESPlorer.

Para resolver esse problema, temos que fazer algumas modificações no firmware do nodeMCU, mais especificamente no arquivo “user_modules.h“, localizado na pasta “app/include”.

Neste arquivos, estão definidos todos os módulos que serão compilados e incluíveis no binário.

Como todos os módulos estão habilitados na versão do github, temos que desabilitar todos aqueles módulos dos quais não iremos utilizar, como mostra a figura abaixo.

nodeMCU_modules

Arquivo “user_modules.h”

Após comentar a linha dos módulos não utilizados, temos que compilar o firmware e gravar no ESP. Caso mesmo comentando o ESP não conectar, tente remover mais algum modulo, caso contrario o problema poderá ser outro.

Para quem não tem o ambiente de compilação, o SDK instalado no sistema, existe um site que é possível escolher os módulos e compilar uma versão personalizável, que será enviada por e-mail (link para download).

Site da custom build: http://frightanic.com/nodemcu-custom-build

nodeMCU_customBuild

nodeMCU custom builds

Se o problema continuar, mesmo com a remoção dos módulos, reveja a parte da conexão do hardware com o módulo USB-Serial ou a velocidade da porta de comunicação.

Happy Hacking