IoT Shield para WeMos

O uso de shields, popularizado pelo Arduino, torna o desenvolvimento de muito mais fácil e prático, já que não há a necessidade de nenhuma solda ou de fios conectados, num emaranhado sem fim.

Há cerca de dois meses, fiz o anúncio do curso presencial de IoT com a WeMos D1. Naquele anúncio, mencionei que seria utilizado um shield, do qual eu estava desenvolvendo especificamente para o curso, e que agora já está pronto!

IoT Shield

IoT Sensor Shield v1

IoT Sensor Shield v1

O IoT shield é feito no formato dos shields de Arduino e é compatível com a WeMos D1. Ele é composto pelos sensores e atuadores abaixo:

  • Sensor de temperatura e umidade DHT11
  • Sensor de luminosidade LDR
  • LED RGB de alto brilho
  • Botão táctil
  • Relé de até 10 amperes
  • Barramento I2C com os pullups

Os sensores DHT11 e o LDR são removíveis, portanto podem serem substituídos por outros. No caso do DHT11, ele pode ser substituído pelo DHT22 e o LDR por outro sensor analógico, sem a necessidade de solda.

Abaixo o detalhe do conector:

Jpeg

Conector do DHT11

IoT Shield

DHT22

Todos os sensores e atuadores possuem jumpers, ou seja, caso não queira utilizá-lo, basta remover o jumper e fazer a ligação pelo barramento do shield.

Abaixo um vídeo com os testes do DHT11 e do LED RGB:

Barramento I2C

O barramento I2C compartilha dois pinos com o LED RGB, portanto quando utilizado, os jumpers dos LEDs azul e vermelho deverão ser removidos.

Qualquer sensor I2C que opere em 3.3v é compatível, inclusive alguns podem ser conectados diretamente no conector do shield.

Será vendido?

Não, somente para que fizer o treinamento presencial de IoT, mas tenho planos de colocá-lo a venda, porém sem datas e preços.

Vantagens

Com este shield, é possível fazer uma serie de experimentos de IoT com os sensores e atuadores embarcados, sem a necessidade de solda ou jumpers. Para o treinamento serão disponibilizados exemplos de como utilizar cada funcionalidade do shield.

Conclusão

O shield ainda está em período de teste, e em breve devo disponibilizar a data do primeiro treinamento em Campinas e mais vídeos dos testes do shield. Até o momento todos os testes foram feitos com sucesso e estou muito satisfeito com o desempenho!

 

Happy Hacking!

 

banner-youtube